sexta-feira, 29 de abril de 2011

A DEPENDÊNCIA NA ESPÉCIE HUMANA...


     muitos pais trabalham para dar o mundo aos seus filhos,mais se esquecem de abrir o livro de sua vida pra eles. muitos professores dão milhões de informações lógicas para os seus alunos, mais nunca os capítulos de sua história.
     Quanto mais inferior é a vida de uma espécie, manos dependente ela é de seus progenitores. nos mamíferos , há uma grande dependência dos filhos com relação aos pais, pois eles necessitam,não apenas do instinto, mais de aprender experiências para poder sobreviver.
     Na nossa espécie, essa dependência é intensa. por que! porque as experiências aprendidas são mais importantes do que as instintivas. uma criança de sete anos e meio imatura e dependente, enquanto muitos mamíferos com a mesma idade já são idosos à beira da morte.
     Infelizmente a família moderna tem se tornado um grupo de estranhos, pais e filhos respiram o mesmo ar, se alimentam da mesma comida, mais não desenvolvem a arte de ouvir e dialogar. não tendo havido aprendizado mútuo das lições de vida. eles estão próximos fisicamente mais distantes interiormente.      
     O mesmo processo tem acontecido nas escolas.  no livro pais brilhantes professores fascinantes, é comentado que a vida que a educação mundial esta em crise e comete vários erros. usa a memória das crianças como um depósito de informações, o acesso de informação gera a falta de deleite em a prendere ansiedade. o pequeno microcosmo da sala de aula tornou-se um canteiro de pessoas estranhas, tensas, sem relacionamento mais profundo. a educação tem de se harmonizar. o professor deve falar do seu mundo enquanto fala do mundo exterior, enquanto ensina física, matemática, química, línguas.
     Professores e alunos ficam anos juntos sem cruzar suas historias, sem aprender lições mútuas de vida. o resultado!!! os alunos saem das faculdades com diplomas nas mãos, mais totalmente despreparados para lidar com fracassos , decepções, desafios, confrontos. Não sabem abrir as janelas de suas mentes, liberar sua criatividade, pensar antes de agir, interpretar o que as imagens não revelam e resgatar a liderança do "eu" nos focos de tensão. para finalizar , gostaria de dizer que se você quiser filhos que não te decepcionem, uma família perfeita, alunos que não te frustrem e colegas no trabalho que não te aborreçam, é melhor mudar pra outro planeta. Aceite as pessoas com seus limites, e construa relações saudáveis com elas. como disse, a melhor maneira de construir excelentes imagens  no solo da memória das pessoas é surpreendendo-as, tendo comportamentos inesperados.
                                                                               (Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário