sábado, 9 de julho de 2011

sotão


Entre sapatos, roupas e outros objetos...
caminho a passos lentos, sobre a fina camada de pó...
que de tão velha já não levanta com o meu pisar ao chão...
meus olhos percorrem todo o local e observa tudo...
em um canto uma pilha de livros de folhas amareladas...
empilhados como se fossem ser vendidos...
títulos diversos e certamente todos ultrapassados...
o tempo alí havia parado...
todas aquelas coisas intactas, e com o ar de história vivida...
me incitam a minha busca...
procuro por algo que eu ali havia guardado a muito...
algo onde eu guardei boa parte de minha vida...
ando em círculos pelo local obscuro, porém de aura neutra!!
vou tateando as paredes e lá bem ao canto...
embaixo a uma pequena janela, eu havia esquecido!!!
certamente neste momento me veio a lembrança daquele dia...
subi aquelas escadas com este baú nas costas...
naquela época meu corpo franzino, quase sucumbiu ao carregá-lo...
lembro-me de telo deixado naquele mesmo lugar...
a chave ao meu bolso, já não esperava por abrir tal cadeado...
minhas mãos tremulas já não sabem mais oque vão encontrar lá dentro...
meus olhos percorrem toda extensão do baú juntamente com minha mão direita...
sento-me ao chão, tiro os sapatos, os óculos...
sinto a poeira do local nos meus pés...
retiro o pequeno pedaço de pano de chita, bordado nas pontas pela minha vó, que estava posto sobre ele...
certamente ela deva te-lo colocado aqui, pela ultima vez que esteve neste sótão...
meu coração palpita tanto, que sinto minha jugular saltar no meu pescoço...
naquele momento em que abri o baú...senti um cheiro forte de naftalina!!!
eu mesma as havia colocado lá, tudo estava do jeito em que deixei...
meus livros, meus cadernos, meus achados...
pequenos objetos que contam uma grande história...
minha mão percorre o interior do baú e pega uma caixinha pequena de sapatos...
la dentro encontrei de tudo, e certamente fotos...
passeio horas a observa-las e lembrar-me dos momentos em que foram tiradas...
a emoção me tomou o peito e cai em prantos de alegria...
como eu fui feliz...todos éramos!!!
os rostos familiares, já não mais estavam por perto...
lembro-me de meus amigos, com tanta nitidez, e saudades!!!
das brincadeiras nas ruas, dos passeios...
voltei a realidade e me vi com uma pequena sacolinha de cor vermelha nas mãos...
sacola amarrada com uma pequena fita de cor preta, tão fina que quase se damancha ao tocar...
abro com delicadeza e meu coração novamente acelera...
não sei certamente o que vou encontrar naquela pequena sacolinha!!!
meus olhos me enganam e não acredito no que vejo...
uma pequena boneca, linda, vestida de princesa, cabeça de porcelana...
cabelos negros encaracolados, boca pintada de vermelho, olhos grandes e castanhos!!!
mãos pequenas, e tão finas...
por um instante, eu me senti imóvel...sem palavras e sem lembranças...
com aquele pequeno ser em minhas mãos...
as lembranças foram ficando mais claras, e me veio a mente o momento.
o dia em que eu segurei aquela boneca nas mãos...
minha mãe não era de fazer surpresas, mais esta dia realmente eu fiquei!!!
sempre estive a espera de algo deste tipo durante muito tempo!!!
hum belo dia minha mãe me aparece com este embrulho!!!
e eu nem imaginava doque se tratava, e deixei em um canto largado por um tempo...
depois sentei a minha cama e abri o embrulho...
nossa fiquei tão surpresa, e tão feliz!! corri e abracei minha mãe...
isso é tudo que veio a minha mente...
sinto que não sei oque procuro...sinto que não vou encontrar!!!
as horas passam e aquele local, ficou ainda mais obscuro!!
tranco meu baú novemante, e lá dentro deixei algo...
hum dia talvez eu volte e este mesmo lugar...
e venha buscar esta felicidade que eu guardo aqui...juntamente com a alegria que deixei hoje!!!
no mais sigo meu caminho!!!
incerto!!!
insano!!!
inseguro!!!

(Gisa Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário